Twitter Facebook

Notícias

Voltar

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Oitenta e quatro mortes por hora, 829 por dia e mais de 302 mil em todo o ano de 2017. Esses são os números das doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral no Brasil e que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos.

Hoje, 26 de abril, no Dia Mundial da Hipertensão, a Sociedade Brasileira de Cardiologia faz o alerta. A pressão alta é uma doença que não discrimina sexo, faixa social ou idade.

Estima-se que 30% da população brasileira acima de 20 anos tenha a doença. Outro dado chocante é que apenas 40% da população hipertensa sabe que é portadora da doença. Quando associada a outros problemas cardiovasculares é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Dor de cabeça, cansaço e tonturas são alguns sintomas da hipertensão. Contudo, alguns pacientes não sentem nada, o que torna a hipertensão conhecida também  como doença silenciosa.

A SBC alerta que o consumo excessivo de sódio, principal componente do sal, aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração. Dois terços do consumo de sal pela população brasileira vêm do sal adicionado direto no prato. Os números mostram que o brasileiro consome mais que o dobro – quase 12 gramas (g) – da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas outros hábitos também favorecem o aparecimento da hipertensão (pressão alta): alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, obesidade são outros fatores de risco.

 

 

Veja também

Febre amarela é relacionada a problemas cardíacos, segundo pesquisa

Febre amarela é relacionada a problemas cardíacos, segundo pesquisa

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com colaboração do hospital americano C...
Inteligência Artificial na Medicina será tema de Simpósio em Feira 

Inteligência Artificial na Medicina será tema de Simpósio em Feira 

O II Simpósio de Prevenção Cardiovascular trará especialista de Harvard como palestrante. Evento...
Programação Científica II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Programação Científica II Simpósio de Prevenção Cardiovascular

Confere aqui a programação completa do II Simpósio de Prevenção Cardiovascular.

Calendário