Twitter Facebook

Infarto Agudo do Miocárdio / Angina

Voltar

Infarto pode se manifestar de diferentes maneiras

Infarto pode se manifestar de diferentes maneiras

Quando falamos em infarto, logo vem à cabeça o sintoma mais característico: a famosa dor no peito. Mas o que muita gente não sabe é que o infarto pode provocar outros sintomas que antecedem a dor no peito e que podem surgir semanas antes do ataque cardíaco.

Os sintomas típicos do infarto incluem dor ou sensação de pressão no peito que persiste por pelo menos 30 minutos. A dor pode irradiar pela mandíbula, ombro e braços (mais frequentemente, no braço esquerdo). O problema é que cerca de um terço das pessoas que sofre infarto não sente a dor característica. Por isso, é muito importante ficar atento a sintomas que, num primeiro momento, podem parecer inofensivos, mas que requerem investigação, principalmente se você nunca os sentiu antes.

Alguns sintomas que podem indicar infarto:

  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Suor excessivo;
  • Ardor no estômago muito semelhante à azia;
  • Dor nas costas.

Como são sinais mais genéricos, é comum ignorá-los. Embora qualquer um possa apresentá-los, algumas pessoas são mais propensas aos sintomas atípicos. Mulheres, idosos, negros e pessoas com diabetes ou insuficiência cardíaca formam esse grupo e devem ficar atentos aos sintomas, especialmente se existir histórico de doença cardiovascular na família.

Fique alerta aos seguintes fatores de risco: histórico familiar, hipertensão, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse. Na presença dessas condições, o cuidado tem de ser redobrado. Ao sentir qualquer desconforto não familiar, a recomendação é procurar atendimento médico rapidamente, pois se realmente se tratar de um infarto, quanto mais cedo for o atendimento, melhor.

Fonte: Portal Drauzio Varella.

Veja também

Infarto nas mulheres

Infarto nas mulheres

As DCV (doenças cardiovasculares) são a principal causa de óbito tanto para homens quanto para mu...
Reduzir os óbitos por doenças cardiovasculares é o maior desafio da cardiologia

Reduzir os óbitos por doenças cardiovasculares é o maior desafio da cardiologia

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcelo Queiroga, o maior desafio da...

Calendário